A palavra "Gratidão" vem sendo usada nas mais diversas situações e muitas vezes de maneira banalizada e como um modismo. Por isso, quero te convidar a ler este texto e entender melhor o assunto, a partir de highlights da psicologia positiva e neurociência.

Ser grato, vai muito além de dizer obrigado no automatismo de um protocolo social, ou da gratidão passiva em situações pontuais e grandiosas. A gratidão que causa mudanças em nosso cérebro é ativa, intencional e sistematizada.

Diversas pesquisas no campo da neurociência, já identificaram que quando geramos sentimentos de gratidão em nossos pensamentos, ativamos o sistema de recompensa do cérebro, localizado em uma área chamada Núcleo Accumbens. Neste caso, ocorre liberação de Dopamina, um neurotransmissor que aumenta a sensação de bem-estar e prazer.

Pela via neural, a gratidão estimula a liberação de outro neurotransmissor chamado Ocitocina, que estimula o afeto, reduz a ansiedade, os estados mentais tóxicos, o medo, a fobia, a raiva e a agressividade.

Robert Emmons, um importante pesquisador do assunto, conduziu vários estudos sobre a ligação entre gratidão e bem-estar. Sua pesquisa confirma que a gratidão aumenta efetivamente a felicidade e reduz a depressão.

Do ponto de vista biológico, segundo pesquisa da Harvard Medical School, já foram comprovados os seguintes impactos: aumento da vitalidade e imunidade, melhora do sono, diminuição da pressão arterial e do hormônio do estresse.

Como praticar?

A gratidão é uma emoção positiva, uma happiness skill e também uma força de caráter que todos nós possuímos. Mas, para desfrutar de tais efeitos, é preciso que seja praticada com intencionalidade. Para isso, existem intervenções científicas, comumente discutidas, pesquisadas e aplicadas, como por exemplo:

  • Diário das 3 bençãos: Consiste em reservar alguns minutos, antes de dormir, para recordar o dia. Em um caderno, deverá ser registrado a data e 3 coisas boas que aconteceram no transcorrer das últimas 24 horas e por que foram boas. Para tirar o máximo de proveito desta intervenção, não repita as bençãos e não fique preso a coisas especiais, foque nos pequenos detalhes do dia. Com o hábito será possível prestar mais atenção aos momentos, e reduzir a adapatação hedônica (regresso rápido a um nível estável de felicidade, apesar da ocorrência de importantes acontecimentos positivos ou negativos). 
  • Carta da gratidão/visita da gratidão: O objetivo é escrever uma carta de agradecimento para alguém que teve uma influência positiva em sua vida e a quem você é grato, mas não agradeceu de forma apropriada. Destacar o que esta pessoa lhe ensinou, o que ela representa, o que esta atitude trouxe de bom, como ela transformou a situação vivida. A atividade de escrever a carta, já é por si só benéfica, no entanto, ler a carta junto a pessoa (se apropriado) trará mais emoções positivas ainda.

Há muitas atividades que envolvem a gratidão, por isso, o ideal é não prescrevê-las e sim deixar que as pessoas experimentem e escolham a forma que melhor adapte a si. Importante lembrar que todos nós, temos o viés da negatividade, ou seja, o nosso piloto automático nos conduz a focar mais nos acontecimentos negativos. Sendo assim, ensinar o nosso cérebro a escanear as boas coisas da vida, por meio da prática da gratidão é um exercício fundamental.

Gratidão durante as adversidades

Em momentos de abundância, ser grato parece ser muito mais fácil e natural. Não é mesmo? Mas é muito importante mantê-la nos tempos de adversidade também. Inclusive por que ser grato, pode ajudar a ver este momento em outro prisma. Praticar a gratidão envolve a valorização da vida tal qual ela é!

"A gratidão é a melhor abordagem da vida. Quando as coisas correm bem, permite-nos celebrar este momentos. Quando correm mal, permite-nos por a vida em perspectiva" (Robert A. Emmons)

Rituais de gratidão no trabalho

É importante estimular este comportamento especialmente nas lideranças, visto que são exemplos. Ao agradecerem pelas pequenas ações do dia a dia, abrirão um campo para que outros colaboradores sintam-se confiantes em fazer o mesmo. Os programas de Bem-Estar e Felicidade Corporativa são estratégias importantes para apoiar a criação deste ciclo de abundância e reconhecimento mútuo dentro e fora da organização.